terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Marcadores #1

A propósito dos últimos posts, e como sou mega fã do HP, deixo aqui os meus marcadores lindos lindos que foram feitos pela Raquel Leite.


Podem ser encomendados aqui.
E o melhor de tudo, é que podem encomendar marcadores personalizados, sobre o livro/autor/tema de que mais gostam.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

E é isto!


Quando acabei de ler o Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, foi precisamente isto que senti!

É verdade que isto acontece com a maioria dos livros que são adaptados ao cinema, mas com este livro em específico a versão cinematográfica ficou tão, mas tão aquém do livro, existindo um enorme e  maravilhoso mundo para lá daquele que é visualizado no filme.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Opinião -> Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban


Título Original: Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Autor: J. K. Rowling
Editora: Editorial Presença


SinopseDaquela vez Harry Potter não conseguira conter-se. Quebrara uma das regras principais de Hogwarts - não exercer técnicas de feitiçaria fora dos muros da escola. Mas aquela detestável Tia Marge merecia permanecer umas boas horas suspensa no tecto da sala dos Dursleys, inchada como um balão. Além disso já faltavam poucos dias para recomeçar as aulas. Mas o seu terceiro ano não irá ser fácil. Da prisão de Azkaban fugira o feroz Sirus Black, um dos mais fiéis seguidores do assustador Lord Voldemort para o que Harry Potter continuava a ser o alvo favorito. O pior é que o herói de J. K. Rowling começa a suspeitar da existência de um traidor entre os seus próprios amigos... O regresso da personagem fantástica que está a conquistar leitores em todo o mundo numa aventura que te enfeitiçará até à última página.


A minha opinião:

Reli este livro no seguimento deste desafio literário a que me propus. 

Em Dezembro deu-me uma vontade tão forte de ver os filmes e como as saudades eram mais do que muitas, depois de os ver decidi pegar nos livros para relembrar certos pormenores que são modificados e esquecidos no filme. Li os dois primeiros (Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara dos segredos) no mês passado e este mês reli o terceiro.
E o que é que posso dizer deste maravilhoso livro? 

Quinze anos depois de o ter lido pela primeira vez, continua a ser o meu preferido de toda a saga (muito próximo do Harry Potter e a Ordem de Fénix).

Basta uma palavra para descrever o que sinto: Sirius! *_* 
E surge aqui também o Lupin, que é uma personagem maravilhosa, de quem gosto tanto.
 
Só depois de ter relido este livro, é que me apercebi das inúmeras diferenças entre o livro e o filme. Ok, existem sempre diferenças, mas aqui s
ão diferenças tão acentuadas, que o filme não faz de todo jus ao livro. 

Como por exemplo, a hilariante conversa telefónica entre Ron e Harry durante as férias de verão, que não aparece de todo no filme; a viagem de Harry no Night Bus que é em muito diferente; o papel desempenhado por Crookshanks (gato da Hermione, que só é comprado por ela neste livro), em que Crookshanks é quase o braço direito do Sirius; o próprio Sirius, que quase não se destaca no filme; a história por detrás do Marauders Map que só é contada no livro, e que para mim é tão importante...  Fora inúmeros outros pormenores (como a oferta da Firebolt ao Harry).

Enfim, quem me dera que o filme fosse tão completo como o livro, porque teria muito mais qualidade. 

Por todos estes motivos, e muitos mais que este meu entusiasmo não deixa expressar, este é um livro de leitura OBRIGATÓRIA!

Foi bom relê-lo e matar saudades, venha o próximo!

Como não podia deixar de ser, este leva 5 estrelas! 

*****

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Opinião -> A Minha Segunda Vida - Christiane F.


Título Original: Christiane F. - Mein zweites Leben
Autor: Christiane F.
Editora: Bizâncio

Sinopse: A vida de Christiane F. deu a volta ao mundo. Milhões de jovens cresceram com as confissões trágicas desta adolescente alemã, de 13 anos, drogada, prostituta. E depois? Qual foi o seu destino? Sem subterfúgios, tendo como pano de fundo o mundo da droga e as relações que se estabelecem, aquela que o mundo conhece como Christiane F. conta tudo neste livro, com uma franqueza surpreendente.


A minha opinião:

O livro "Os filhos da Droga" foi um dos meus livros preferidos na adolescência, por isso quando a minha irmã me falou que tinha comprado este livro, mal pude esperar que ela acabasse de o ler para mo emprestar. Queria saber o que tinha acontecido àquela rapariguinha, com um passado tão conturbador.

Quando o comecei a ler as expectativas estavam muito elevadas e, talvez por isso, a desilusão tenha sido tão grande.

Este livro está escrito de uma forma confusa, com uma escrita apressada, sem uma sequência cronológica certa e, às tantas, dava por mim perdida, sem saber ao certo a que altura é que a autora se estava a referir, pois, por exemplo, tanto descreve o seu presente, como de seguida se refere ao filho adolescente, para logo a seguir falar de quando o filho tinha 6 anos...

É um livro que retrata uma vida sofrida, sobretudo após o nascimento do filho de Christiane, e que continua o relato do mundo da droga, álcool e prostituição, e as consequências que dele advêm, mas que ao mesmo tempo tem muitos relatos pouco interessantes pelo meio. Até as fotografias que nele constam podiam ter sido melhores.

Ao contrário do livro anterior, aqui não consegui simpatizar com a autora, afinal, já não é uma menina inocente, abandonada pelos pais, que vive na RDA. É uma adulta, que continua a fazer disparates, sabendo todas as suas consequências, e que pouco faz para mudar.

Foi um livro que demorei imenso a ler e que só terminei por teimosia.

Apesar de tudo, e devido aos alertas nele presentes, acho que merece duas estrelas. 

**

sábado, 10 de janeiro de 2015

Opinião -> O Beijo Encantado - Eloisa James

Título Original: A kiss at midnight
Autor: Eloisa James
Editora: Quinta Essência
Série:  Fairy Tales #1

Sinopse: Forçada pela madrasta a ir a um baile, Kate conhece um príncipe… E decide que ele é tudo menos encantado. Segue-se um esgrimir de vontades, mas ambos sabem que a atracão irresistível que sentem um pelo outro não os levará a lado nenhum. Gabriel está prometido a outra mulher - uma princesa que o ajudará a alcançar as suas ambições implacáveis.
Gabriel gosta da noiva, o que é uma surpresa agradável, mas não a ama. Obviamente, deve cortejar a sua futura princesa, e não a beldade espirituosa e pobre que se recusa a mostrar-se embevecida.
Apesar das madrinhas e dos sapatinhos de cristal, este é um conto de fadas em que o destino conspira para destruir qualquer oportunidade de Kate e Gabriel poderem ser felizes para sempre.
A menos que um príncipe abdique de tudo o que o torna nobre…
A menos que o dote de um coração indisciplinado triunfe sobre uma fortuna…
A menos que um beijo encantado ao bater da meia-noite mude tudo.

A minha opinião:

O que me fez começar a ler este livro foi a capa, uma vez que para o desafio literário do mês de Janeiro deveria escolher um livro que adorasse a capa.

No início esta tarefa assemelhou-se difícil, visto que só me ocorriam capas maravilhosas mas de livros que já tinha lido, quando entretanto me deparo com este. A capa prendeu-me de imediato a atenção, motivo pelo qual felicito a Editora. Linda, ternurenta, com cores Outonais que me transmitem calma e tranquilidade, mas, acima de tudo, por me parecer uma capa digna de um conto de fadas! Mal sabia eu, na altura, que era precisamente nesse mundo que eu me iria embrenhar quando o começasse a ler.

Este foi o meu primeiro contacto com a autora, e fui um pouco a medo por não ser o meu género literário de eleição, mas confesso que fiquei completamente rendida. É daquelas histórias simples, que se lêem de rajada, com um sentido de humor q.b. que tanto me agradou, sem grande complexidade e que nos aquece o coração.

No fundo, é um verdadeiro conto de fadas, em que existe a gata borralheira, o sapato de cristal, o castelo, a madrasta má, a meia-irmã boa, a madrinha sempre disposta para a farra e com um humor fenomenal, o príncipe lindo, esbelto, convencido e arrogante, o conselheiro do príncipe que é ao mesmo tempo seu meio-irmão e um amor de personagem (um dos meus preferidos), o cunhado que é um "atado", entre um rol de outras personagens secundárias igualmente interessantes e cativantes.

É um livro que se começa devagar, deixando um pouco a desejar, mas que com o desfolhar das páginas e o desenrolar da história, vamos querendo sempre mais e mais.

Foi interessante a forma como Eloisa James se afastou da tradicional e tão badalada Cinderela e conseguiu este livro igualmente caloroso.

Recomendo vivamente este livro para quem queira uma leitura leve e com um humor fantástico, o qual é, a meu ver,  o ponto forte da autora e que me fez ficar fã. 

Por tudo isto, acho que merece 4 estrelas.
****

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Desafios literários de 2015

Diz-se que ano novo é sinónimo de vida nova e que isso só depende de nós.

Como tal, decidi dar uma nova vida ao blog (será que é desta?).

Para este ano, como desafio do Goodreads, propus-me a ler 24 livros, mais concretamente, dois por mês. Entre faculdade, trabalho, namorar, cozinhar e restantes lides domésticas este parece-me ser um bom número e que não faz com que o Homme Trivial me ponha as malas à porta de casa.

Para me ajudar a concretizá-lo, propus-me então a dois desafios.

O primeiro, pertence ao grupo Desafios Literários, no Goodreads, e tem como objectivo o seguinte:

Janeiro - Capa - Escolher um livro que adorem a capa. -> O Beijo Encantado
Fevereiro - l'amore - ler um livro de romance, qualquer tipo dele. -> Duas Irmãs, Um Duque
Março - sorteio - Escrever pelo menos 5 livros em papeis diferentes, misturá-los e escolher a sorte um. O que sair é para ler. -> As Meninas
Abril - Inicial do nome - Ler um livro que comece pela inicial do teu nome. -> Crónica de Paixões e Caprichos
Maio - Ultimo livro - Ler o ultimo livro que chegou a biblioteca
Junho - Série - Não podia faltar. Ler um livro que faça parte de uma série.
Julho - Nacional - Livro de um escritor da tua nacionalidade
Agosto - Antiguidade - O livro mais antigo que tenhas em casa e ainda não o leste. Chegou a hora!!!
Setembro - Presente - um livro que tenha sido oferta.
Outubro - Cores - um livro que tenha uma cor predominante na capa
Novembro - Filme - que será ou foi um filme
Dezembro - Livre - Dezembro estamos livres para ler o que nos apetecer

(A lista será actualizada mensalmente com as minhas escolhas).

O segundo surgiu no âmbito de eu querer ler mais em inglês, para ver se o "desenferrujo" um pouco. Assim, o meu objectivo é ler um livro em inglês por mês. 

Maio -
Junho -
Julho -
Agosto -
Setembro -
Outubro -
Novembro -
Dezembro -

(A lista será actualizada mensalmente com as minhas escolhas).

Neste desafio não importa o tema, nem a capa, nem afins. Basta ser em inglês. Como tal, este mês (Janeiro) (re)leio o Harry Potter and the Prisoner of Azkaban. Li a saga toda já há uns anos, em português, ia lendo conforme iam sendo publicados cá, vi os filmes inúmeras vezes, e em sequência de ter recebido um kobo lindo e maravilhoso em Novembro, achei que esta era uma boa forma de o estrear e de relembrar partes da saga que já não me lembrava e que estão tão modificadas nos filmes. Este é o meu livro preferido da série, e estar a relê-lo só me faz gostar ainda mais dele. E do Sirius. O meu adorado Sirius.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Citação - Janeiro

“O que existe entre nós está para além do amor, Fainne. Ele é meu marido, meu amante e amigo, aquele a quem eu posso confiar os meus maiores segredos. Espero que um dia também tu tenhas a alegria de encontrar um parceiro assim, pois nada é mais importante.”
Juliet Marillier - A Filha da Profecia