sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Tag -> Taylor Swift - Book Tag

Fui nomeada pela Carla do blog Atmosfera dos Livros para responder a esta Tag. Apesar de não ser propriamente fã da Tylor Swift (e de também não perceber o porquê do nome da Tag), na verdade tem perguntas bastante interessantes e ainda me diverti a responder. 

Então, aqui vai:




1. We Are Never Getting Back Together – Um livro ou saga que iniciou bem, mas depois ficou ruim e você cortou relações. 

Comecei esta saga depois do último livro do  Harry Potter ter saído e, em modo de ressaca, andava à procura de uma série de fantasia que me prendesse igualmente. Gostei do primeiro livro (não adorei), lá decidi comprar o segundo para ver se a coisa animava mais um pouco, e andei nisto até ao quinto... no qual desisti (são 12 ao todo), coisa que raramente faço (sou uma persistente). Achei-os muito fraquinhos, tanto a escrita como a história, que é repleta de clichés. Dizem que os últimos são melhores... Mas sinceramente não tenho interesse em descobrir. 

2. Red - Um livro com uma capa vermelha.



Um livrinho obrigatório na estante de qualquer "Potterhólico". A minha edição já tem uns aninhos (ainda tem o preço em escudos) e a capa agora já não é vermelha.

3. The Best Day - Um livro que te faça sentir nostálgico.


Eu adorava V.C. Andrews quando era miúda, bem antes de descobrir HP. E lia e relia e adorava cada vez mais. E por isso sempre que olho para os livros dela não dá para evitar a nostalgia.
 
4. Love Story - Um livro que tenha um amor proibido.


Assim de repente lembrei-me deste. E dispensa apresentações certo?

5. I Knew You Were Trouble – Um livro que você não conseguiu evitar de se apaixonar pelo bad-boy/vilão.


Eu normalmente não gosto dos vilões. Mas não posso deixar de destacar o Snape, com o qual sempre tive uma relação de amor-ódio, até ao último livro, onde descobrimos a história que se esconde por detrás da máscara que tão a custo usa. Aqui percebemos o porquê de tudo e acho que é quase inevitável não passarmos a gostar dele.
 
6. Innocent – Escolha um livro que alguém te deu spoiler do final.

Pensei, pensei, pensei e não me ocorreu nenhum. Talvez se deva ao facto de eu não me importar muito com spoilers, são algo que, felizmente e surpreendentemente, não estraga a minha leitura.

7. Everything Has Changed - Escolha um livro com um personagem que cresceu bastante à medida que a história se desenvolveu.

Não consegui escolher apenas um livro mas destaco toda esta saga que é uma das minhas preferidas. Tenho a salientar o Bobo, acho que é notória a sua evolução, ajudando também o Fitz a evoluir.

8. You Belong With Me - Um livro que você está ansioso pelo lançamento.





 Este é o 7º livvro da série Bridgertons e na realidade ainda só li o 1º, mas estou ansiosa que saia pois ao menos sei que já os posso ler a todos sem ficar "pendurada". E é já em Setembro. E ainda fica a faltar 1.

9. Forever and Always – Seu casal literário favorito.


Este é dos casais mais fofinhos que já tive o prazer de ler. Não posso dizer que seja o meu preferido porque isso é uma escolha difícil, mas está no meu TOP sem dúvida.

10. Come Back, Be Here - Um livro que não emprestaria de jeito nenhum.

 Livro físico não tenho nenhum que me recusasse a emprestar, embora fique sempre com o coração apertado até mo devolverem. O que vale é que não conheço quase ninguém que goste de ler por isso não tenho muito com que me preocupar.
No entanto o que posso dizer que não emprestaria de jeito nenhum é o meu amado Kobo. Isso é que não!

11. Teardrops On My Guitar - Um livro que te fez chorar bastante


Eu nem choro muito com os livros, sou pior com os filmes, embora me contenha sempre ao ponto de só deixar as lágrimas virem aos olhos e não caírem.
Mas este livro foi um daqueles em que elas teimaram em aparecer no final.

12. Shake It Off - Um livro que você ama e não liga para a opinião dos outros sobre ele.




Qualquer livro que leio faço-o sem me importar com a opinião dos outros. Daí o meu tão aclamado amor pelo Harry Potter, que me estão constantemente a dizer que não é para a minha idade. Who cares?

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban tem um lugarzinho especial no meu coração pois foi o livro onde apareceu pela primeira vez o Sirius, personagem que eu adoro, embora para muita gente seja apenas mais um personagem.



E termina aqui a Tag, sintam-se à vontade para responder e avisem-me para ir ver as vossas respostas :)

domingo, 23 de agosto de 2015

Opinião -> Danças na Floresta

Título Original: Wildwood Dancing
Autor: Juliet Marillier
Editora:Bertrand Editora
Sinopse: Este livro da autora é inspirado no conto de fadas As Doze Princesas Bailarinas. É a história de cinco irmãs intrépidas, em luta com quatro criaturas sinistras, três misteriosos presentes mágicos, dois amantes proibidos e um sapo enfeitiçado. Há muitos mistérios na floresta. Jena e as suas irmãs partilham o maior de todos, um segredo fantástico que lhes permite escapar à vida diária nos campos da Transilvânia, e que mantiveram escondido durante nove anos. Quando o seu pai adoece e tem de abandonar o seu lar na floresta durante o Inverno, Jena e a sua irmã mais velha, Tati, ficam encarregues de cuidar da casa e das outras irmãs. O surgimento de uma misteriosa jovem de casaco preto faz nascer o amor numa das irmãs e, subitamente, Jena apercebe-se que tem de lutar para salvar aqueles que lhe são mais queridos. Acompanhada por Gogu, Jena tem de enfrentar grandes perigos para preservar não só as pessoas que ama, como também a sua própria independência e a da família.

A minha opinião

Tenho pouco a dizer sobre este livro...

Comprei-o na feira do livro de Lisboa deste ano, não pelo preço simpático em que o encontrei, mas sim por ser de uma escritora que prezo muito. Juliet Marillier faz parte de uma das minhas autoras favoritas, estando no meu TOP 5.

Talvez por já ter lido outros livros da autora, que considero muito bons, lancei-me a este com as expectativas altíssimas e sem ter reparado que é YA. Daí a minha desilusão quando o começo a ler e vejo que é muito mais simples e supérfluo do que aquilo a que a autora me (nos) habituou. O enredo é de tal modo previsível que ao fim do segundo capítulo já tinha deduzido o que iria acontecer para o final, o que me fez perder grande parte do interesse.

Apesar de ter sentido falta da complexidade e profundidade características da autora, no que requer à criação de um mundo mágico está uma vez mais de parabéns pois consegue fazê-lo como (quase) ninguém. 

Não posso ficar sem destacar Gogu, o sapo mágico mais fofo que já tive o prazer de encontrar numa história, fiquei rendia.

Assim, a minha classificação final é de 3.45 estrelas. É um pouco mais de 3 mas não tanto que chegue às 4.

***

Resultado Passatempo #1

Tenho finalmente o resultado do primeiro passatempo do blogue.

Decidi fazer uma surpresa a quem participou e assim em vez de um vencedor como era suposto inicialmente, são dois os vencedores. 

Após sorteio no Random.Org, eis que os vencedores são os seguintes:

- Ricardo Santos (Amadora)
- Filipa Monteiro (Porto Brandão)

Parabéns aos vencedores, irei enviar-vos um email. 

Quanto aos restantes fiquem por aí e estejam atentos pois já tenho outra surpresa a ser preparada. 

sábado, 15 de agosto de 2015

Citação - Agosto

“Ah, Harry, how often this happens, even between the best of friends! Each of us believes that what he has to say is much more important than anything the other might have to contribute!”
Dumbledore - Harry Potter and the Half-Blood Prince

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Qualquer Semelhança é Mera Coincidencia #1

Estava eu a dar uma vista de olhos por alguns blogs que sigo, quando os vejo a divulgar este livro - A Pedra das Lágrimas parte II. 


Dá-me de imediato aquela sensação de "Eu já vi isto em algum lado". Pensei 1 segundo e voilá, este é o meu Fitz Cavalaria!!! Mas por via das dúvidas, não estivesse eu numa confusão momentânea, dirigi-me logo à estante para confirmar. E sempre tinha razão:




Descubram as diferenças...

Bah detesto ver capas iguais, é uma falta de originalidade enorme e perco a vontade de os ter na minha estante. 
Para mim esta capa estará sempre associada ao meu querido Fitz. Ponto.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Opinião -> Crónica de Paixões e Caprichos

Título Original: The Duke and I
Autor: Julia Quinn
Editora: Edições ASA
Sinopse: As mães casamenteiras da alta sociedade londrina, estão ao rubro. Simon Bassett, o atraente (e solteiro!) Duque de Hastings, está de volta Inglaterra. O jovem aristocrata mal sabe o que o espera pois a perseguição das enérgicas senhoras é implacável. Mas Simon não pretende abdicar da sua liberdade tão cedo…

Igualmente atormentada pela pressão social, a adorável Daphne Bridgerton sonha ainda com um casamento de amor, embora a sua espera por um príncipe encantado comece já a ser alvo de mexericos.

Juntos, os jovens decidem fugir de um noivado, o que garantirá paz e sossego a Simon e fará de Daphne a mais cobiçada jovem da temporada. Mas, entre salões de baile e passeios ao luar, a paixão entre ambos rapidamente deixa de ser ficção para se tornar bem real. E embora Daphne comece a pensar em alterar ligeiramente os seus planos iniciais, Simon debate-se com um segredo que pode ser fatal.

A minha opinião

Gosto muito de romances históricos e quando quero uma leitura mais leve e aconchegante lá vou à procura de um. Desta vez a autora escolhida foi a tão badalada Julia Quinn. Só vejo a falarem bem desta autora e tinha mesmo de experimentar. 

Este é o primeiro livro da série Bridgerton, uma família fantástica e bastante numerosa e da qual fiquei fã. O enredo em si pouco traz de novo a este género literário, mas um ponto bastante favorável é o sentido de humor que é uma presença constante mesmo nos momentos mais inesperados.

Cada capítulo começa de forma perfeita com um excerto de um jornal "cor-de-rosa" recente, que contém mexericos acerca da alta sociedade londrina e que é escrito pela misteriosa Lady Whistledown, que ninguém conhece mas que parece estar presente em todos os importantes eventos. E fiquei cheia de curiosidade de descobrir quem é! 

Os protagonistas deste livro são Daphne - a 4ª dos irmãos Bridgerton, sendo que é a rapariga mais velha, mas que tem 3 irmãos mais velhos que são ultra-protectores e engraçadíssimos e ainda uma mãe galinha super amorosa que tudo faz para lhe arranjar um bom noivo, deixando-a, contudo, escolher. E Simon - um duque com uma infância infeliz, melhor amigo de Anthony (irmão mais velho de Daphne), que não quer casar e que tem um segredo que o atormenta. 

As personagens de que mais gostei foram Violet - a mãe Bridgerton; Colin - o 3º irmão Bridgerton e melhor amigo de Daphne; e também Hyacinth, a irmã mais nova mas despachada e desenrascada que tanto me fez rir.

Até meio do livro estava a adorar Daphne, que é uma rapariga atípica na época, com uma personalidade forte, segura de si e sem papas na língua. No entanto de um momento para o outro mudou e fui gostando cada vez menos dela (e é aqui que vou começar a ser crucificada visto que de todas as opiniões que li, toda a gente gosta dela). 

Ela demonstrou ser uma personagem manipuladora, que tudo faz para alcançar o que quer, mesmo que para isso tenha que mentir, jogar baixo e fazer-se de coitadinha (e pronto atirem lá as pedras).

 Passo a explicar (atenção que contém spoilers):

1. O duque, Simon, preferia ser morto a ter que casar, devido a motivos pessoais que se prendem com o seu passado, independentemente de ter ou não razão. O que faz Daphne? Tenta perceber o que se passa? Não! Mente, a dizer que os viram aos beijos num canto escuro do jardim, e chantageia-o dizendo que ele tem que casar com ela para ela não perder a sua honra e dignidade. Já aqui torci o nariz, mas dei o benefício da dúvida. 

2. Simon acede ao casamento mas diz-lhe para ela pensar bem porque ele não pode ter filhos. Daphne aceita a condição até descobrir que esse "não pode" nada tem a ver com infertilidade, como ela supunha, mas sim devido a convicções ideológicas e morais do duque. E o que faz? Dá-lhe tempo, para ver se muda de ideias? Tenta perceber que convicções são essas? Nãaaaoooo... Decide abusar dele quando ele está a cair de bêbado, coloca-se deliberadamente em cima dele de modo a que não deite a sua "semente" fora (como até ali fazia) e poder engravidar, sem respeitar a opinião dele. E aqui acabou de vez a minha empatia por esta personagem. É algo que acho muito baixo.

3. Sim, ainda há mais, Simon sai de casa porque (obviamente) ficou chateado com a situação e Daphne muda-se para Londres, para estar mais perto da família. Quando os irmãos a visitam e procuram pelo duque e alegam que se o descobrem o matam por a ter abandonado, o que faz ela? Diz que a culpa foi dela e que ele tem razão em estar chateado, mesmo sem entrar em detalhes técnicos? Claro que não! Fica caladinha que nem um rato e deixa que todos pensem mal de Simon e que tenham pena dela.  

4. Posto tudo isto, Simon ainda volta, pede-lhe desculpa - sim ELE pede desculpa, não ela - e ela aceita com a condição de - põe lá o passado para trás das costas e vamos ter um filho. Ele lá acede, mas dias depois fica deprimido pois os seus fantasmas ainda o assombram. E ela, que já tinha tido o que queria, diz-lhe "não faz mal, eu também não quero o filho agora, só daqui a uns tempos" o que tem muita lógica depois de já terem estado no pinanço n vezes e de já ter tido tempo de engravidar.

Algo de que também não gostei foi do final em que o duque que nunca se tinha declarado, depois de o fazer pela primeira vez, diz "Eu amo-te" em quase todas as frases que profere - Boring

Apesar destes aspectos que me desagradaram, a história em si está muito boa, proporcionou-me sem dúvida uma boa leitura e foi um livro que li num ápice! 

Quero ler mais, quero saber o destino dos restantes irmãos e acredito que vou gostar ainda mais do que gostei deste.  E espero descobrir quem é afinal a autora das crónicas que deixam a sociedade em alvoroço. 

Gostava ainda de saber o que é que as cartas que o pai de Simon lhe deixou contêm, mas acho que isso já não vai acontecer e vai mesmo ficar à minha imaginação. 

Posto tudo isto dei 4 merecidas estrelas a este livro e vou com as expectativas altas para os próximos.  Que venham eles!


****

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Opiniões (ou falta delas)

Dei-me conta de que desde Abril que não publico opiniões aqui no blog. Shame on me!

Sendo assim vou-me dedicar intensivamente às mesmas para ver se consigo ter tudo actualizado o mais rápido possível!

Ainda esta semana, espero eu.

Trivialidades Triviais #3

14 dias a trabalhar seguidos...
1 dia de férias no lugar da folga...
Quando existe, é apenas uma folga semanal...
Apenas meia hora de almoço...
Sem vida pessoal nem familiar...

Quando vi o meu horário de Agosto até fiquei mal disposta. E depois queixam-se de que não conseguem estabilizar a equipa. Quer-me parecer que eu também não vou por lá ficar muito mais tempo!