terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Opinião -> A Minha Segunda Vida - Christiane F.


Título Original: Christiane F. - Mein zweites Leben
Autor: Christiane F.
Editora: Bizâncio

Sinopse: A vida de Christiane F. deu a volta ao mundo. Milhões de jovens cresceram com as confissões trágicas desta adolescente alemã, de 13 anos, drogada, prostituta. E depois? Qual foi o seu destino? Sem subterfúgios, tendo como pano de fundo o mundo da droga e as relações que se estabelecem, aquela que o mundo conhece como Christiane F. conta tudo neste livro, com uma franqueza surpreendente.


A minha opinião:

O livro "Os filhos da Droga" foi um dos meus livros preferidos na adolescência, por isso quando a minha irmã me falou que tinha comprado este livro, mal pude esperar que ela acabasse de o ler para mo emprestar. Queria saber o que tinha acontecido àquela rapariguinha, com um passado tão conturbador.

Quando o comecei a ler as expectativas estavam muito elevadas e, talvez por isso, a desilusão tenha sido tão grande.

Este livro está escrito de uma forma confusa, com uma escrita apressada, sem uma sequência cronológica certa e, às tantas, dava por mim perdida, sem saber ao certo a que altura é que a autora se estava a referir, pois, por exemplo, tanto descreve o seu presente, como de seguida se refere ao filho adolescente, para logo a seguir falar de quando o filho tinha 6 anos...

É um livro que retrata uma vida sofrida, sobretudo após o nascimento do filho de Christiane, e que continua o relato do mundo da droga, álcool e prostituição, e as consequências que dele advêm, mas que ao mesmo tempo tem muitos relatos pouco interessantes pelo meio. Até as fotografias que nele constam podiam ter sido melhores.

Ao contrário do livro anterior, aqui não consegui simpatizar com a autora, afinal, já não é uma menina inocente, abandonada pelos pais, que vive na RDA. É uma adulta, que continua a fazer disparates, sabendo todas as suas consequências, e que pouco faz para mudar.

Foi um livro que demorei imenso a ler e que só terminei por teimosia.

Apesar de tudo, e devido aos alertas nele presentes, acho que merece duas estrelas. 

**

Sem comentários:

Enviar um comentário