segunda-feira, 6 de abril de 2015

Harry Potter - Relançamentos Editorial Presença

Para além das novas capas dos livros da saga Harry Potter, a Editorial Presença relançou ainda dois livros complementares a esta colecção, Monstros Fantásticos & Onde Encontrá-los e O Quidditch Através dos Tempos:

Eu já tenho estes livros há uns aninhos (desde o tempo do escudo), os quais comprei na minha querida feira do livro, e, como foram a 1ª edição, têm capas diferentes:

Eu sei que sou suspeita em falar, mas prefiro as capas antigas, tanto pelas cores como pelos detalhes que nelas constam. Por exemplo, no Monstros Fantásticos & Onde Encontrá-los, acho imensa piada aos "arranhões" e à etiqueta que refere que o livro pertence a Harry Potter; no O Quidditch Através dos Tempos gosto do selo que indica que o livro é propriedade da Biblioteca de Hogwarts.

Outra coisa que adoro nas minhas edições é terem a sinopse na capa traseira "assinada" por Albus Dumbledore (que também consta da reedição) e também o facto de terem o preço assinalado em escudos com o seu equivalente em dinheiro mágico (vejam onde aponta a seta), neste caso em Sickles e Knuts (que não sei se consta na reedição ou não):


No entanto, capas à parte, a quem gosta de Harry Potter recomendo vivamente a compra destes dois livros pois é uma forma de se conhecer melhor aquele mundo mágico e de se ir colmatando um pouco as saudades que ficam. Mais, ler estes livros faz-nos sentir como verdadeiros estudantes de Hogwarts e amaldiçoar o facto de a nossa carta ter sido extraviada.

E como o conteúdo é mais importante do que a capa, como não podia deixar de ser no seu interior os livros não se cingem a dar meras informações. Têm ainda imensos pormenores que fazem toda a diferença (e que constam em ambas as edições). Deixo-vos um exemplo:


O livro Monstros Fantásticos & Onde Encontrá-los tem comentários hilariantes ao longo de quase todas as páginas, "escritos" por Ron e Harry (muitos deles sobre Hagrid e a sua paixão por animais perigosos); No livro O Quidditch Através dos Tempos podemos ter conhecimento da História deste desporto e ficamos ainda a saber qual é a equipa portuguesa de Quidditch, a qual se tem vindo a destacar nos últimos anos. Se querem saber qual é, adquiram o livro ;)

Um último facto fantástico sobre estes livros é que os lucros obtidos com a sua venda revertem a favor do Movimento Comic Relief, o qual será utilizado para prestar apoio a pessoas carenciadas dos países mais pobres do mundo.

Como indica Albus Dumbledore:
"Se achares que esta é uma razão insuficiente para gastares o teu dinheiro, só espero que nenhum feiticeiro seja menos caridoso se um dia te vir a ser atacado por um Manticore."
 (E para saberem o que um Manticore é, basta adquirirem o livro).

4 comentários:

  1. Olá,

    Excelente iniciativa sem duvida, mais a mais por uma boa causa :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Sou uma grande fã do Harry Potter, mas confesso que nunca li esses dois livros complementares. Mas acho que ainda vou a tempo :)

    Obrigada pelo teu comentário no meu blog :) espero que continues a passar por lá!

    http://dreamcate.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    É uma boa iniciativa e gosto muito destas edições. :)
    Quanto às opiniões dos livros de James Patterson não sei se será para breve ou não, já tenho uns livros à frente para ler entretanto, mas pode ser que tenha oportunidade de os lendo pelo meio. Fico à espera é da tua opinião o livro da série dele do Alex Cross, porque optei por não a adquiri para já, mas pode ser que o faça futuramente.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Não li todos os livros do Harry mas li quase todos e infelizmente só tenho o último os outros consegui pedir emprestado mas gostava de um dia poder comprar os que me faltam.
    Sem dúvida que é uma boa iniciativa poder ajudar alguém (para além dos autores e editoras) quando compramos algo de que gostamos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar